Padrão de Qualidade

A Cifarma acredita que para proporcionar saúde e contribuir para o bem estar e qualidade de vida dos consumidores, é preciso pensar em “Qualidade” como essência e não somente como um requisito. A qualidade dos nossos produtos se traduz pela integração entre as mais modernas técnicas de fabricação e o constante aperfeiçoamento dos processos e das operações, por isso, investir em novas tecnologias e, principalmente, no treinamento das pessoas tem sido uma constante dentro da corporação.

.

A empresa tem trabalhado fortemente na capacitação e conscientização sobre a responsabilidade dos seus colaboradores em oferecer produtos e serviços que atendam as necessidades de seus clientes e as normas de qualidade da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Garantia de Qualidade

Na Cifarma Científica Farmacêutica, as ações de Garantia da Qualidade vão além das responsabilidades do departamento que leva esse nome. Na empresa é constantemente disseminada a ideia de que a qualidade dos produtos é responsabilidade direta de cada colaborador, do nível operacional ao nível estratégico da companhia.

.

O departamento de Garantia da Qualidade conta com uma sólida equipe com formação nas áreas de Farmácia, Química, Biologia e Engenharia que têm a responsabilidade de fundamentar os processos e procedimentos relacionados à qualidade dos produtos. Mais do que colaboradores referência no assunto, esses profissionais desempenham a importante tarefa de atualizar a companhia sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e suas implicações na rotina da produção de medicamentos. Garantir a Qualidade é antes de tudo assegurar o cumprimento integral das BPF visando a obtenção de medicamentos seguros e eficazes.

Controle de Qualidade

A Cifarma conta com um moderno Departamento de Controle da Qualidade composto por vários laboratórios sendo estes, Centro de Equivalência Farmacêutica, Laboratório de Análises Físico Químicas, Laboratório de Análises Microbiológicas, Laboratório de Desenvolvimento Analítico e Laboratório de Desenvolvimento e Análises de Materiais de Embalagens. Todos altamente qualificados para cumprir com as especificações dos produtos de acordo com os compêndios nacionais e internacionais, garantindo a qualidade final dos mesmos.

.

Possuem amplo espaço físico, equipamentos modernos e avançados e uma equipe de profissionais qualificados, entre farmacêuticos e químicos biólogos.

.

Fica fácil compreender tamanha preocupação com padrões e exigências internacionais, na medida em que se conhece melhor o funcionamento de um laboratório do porte da Cifarma Científica Farmacêutica. Diferente de muitas indústrias que fabricam produtos de consumo em massa, a fabricação de medicamentos exige procedimentos bastante rígidos e meticulosos, uma vez que os parâmetros de qualidade são definidos não apenas para se atingir um diferencial mercadológico, mas, principalmente, procurando atribuir absoluta eficácia e segurança em cada medicamento.

.

Essa preocupação faz parte da filosofia da Cifarma: preocupação com a qualidade e rigor com a segurança. O senhor Marinho Braga (presidente), afirma que tanto rigor tem uma explicação lógica: “medicamentos existem para proteger a vida e preservar a saúde, por isso, obter os 100% de eficácia não é apenas uma meta, é uma obrigação”. É baseado nesse princípio que as BPF são aplicadas dentro da Cifarma e divulgadas frequentemente através das ações de treinamentos contínuos.

.

A qualidade dos produtos e as Boas Práticas de Fabricação estão intimamente ligadas, por isso, é impossível falar sobre medicamento de qualidade sem falar em BPF. Na Cifarma, todas as etapas de manufatura e controle estão pautadas na padronização das operações usando como guia a RDC 17/2010 da ANVISA, o que confere confiabilidade aos produtos.

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF)

“Medicamentos com qualidade só existem quando se trabalha com as Boas Práticas de Fabricação”.